quarta-feira, 10 de junho de 2009

Corpus Christi: tradição com tapetes de sal e festa na praça em Cabo Frio

Cabo Frio já deu início à tradicional festa religiosa de Corpus Christi. Desde o início da semana, a programação acontece na Igreja, com missas e celebrações especiais, e continua até o seu ponto culminante, na quinta-feira, dia 11, quando 150 tapetes de sal (100 toneladas serão disponibilizadas pela Prefeitura) enfeitam a Avenida Assunção e servem de piso para a procissão dos fiéis.

Na quinta-feira, duas missas acontecem. A primeira às 9h, na Matriz Histórica, e a segunda às 16h, missa campal na Praça Porto Rocha, seguida da procissão. No mesmo dia, às 19h30, tem início a festa na praça, com barraquinhas de comidas típicas e shows diversos com retreta e MPB. A festa continua no dia 12, no mesmo horário. Neste dia, artistas plásticos, a partir das 15h, estarão pintando quadros na praça e comercializando os trabalhos.

Corpus Christi – É uma das festas litúrgicas mais importantes da Igreja. O nome, em latim significa “Corpo de Cristo”. A festa teve origem no século XIII, em Roma, quando era chamada de cerimônia do sal. Pela tradição romana, todos os sacerdotes, membros da Igreja e fiéis católicos deveriam caminhar sobre os tapetes, que serviam de enfeite para a passagem de Jesus glorificado no Santíssimo Sacramento. Na época, os tapetes não tinham enfeite.

Em Cabo Frio a festa teve início em 1964 e foi iniciada pelo Frei Felipe Gabriel, na época vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção. A cidade foi a primeira da Região a introduzir o sal na confecção dos tapetes que inicialmente eram feitos de flores, folhagens, serragem, pó de café usado, tampinhas de refrigerante e areia da praia. Na época, a procissão passava por ruas de terra, com trajeto bem maior que o realizado hoje. A introdução do sal ocorreu quando o material era extraído em excesso em Cabo Frio, uma forma de agradecimento dos salineiros pela safra favorecida. Hoje, o material é fornecido pelas empresas do norte do país, em função da extinção das salinas locais.

Fonte: Linha Litúrgica Paróquia de Nossa Senhora da Assunção

Viviane Teixeira


Fonte: SECOM - Cabo Frio.
Texto e imagens enviados por e-mail para o Blog Costa do Sol Turismo em 10/06/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário