segunda-feira, 4 de maio de 2009

Coluna > Caderno do Chef: Saint Honoré

Por: Rodolpho Leonardo

Existe uma receita leve (mas não é light, pelo contrário) de sobremesa francesa que é uma delicia. A Saint Honoré, é uma torta simples que leva massa folhada, patê choux (massa Choux ou massa de carolinas e bombas) creme patissière ou creme de confeiteiro e chantilly. É uma delicia e fácil de fazer. Mas claro, nesta obtive a colaboração do meu amigo patissière Celso Chagas.

Bom vamos com a receita da semana:

Ingredientes
Massa choux500 ml de leite, 225 g de manteiga, 10 g de açúcar, 1 pitada de sal, 250 g de farinha de trigo, 9 ovos. Creme pâtissière: 1 litro de leite, 10 gemas, 280 g de açúcar, 100 g de amido de milho. Creme chantilly: 300 ml de creme de leite fresco; 30 g de açúcar. Caramelo: 500 g de açúcar; 170 ml de água. Massa folhada Arosa, 200g. Corte em circulo.

Preparo
Numa panela, pôr a ferver o leite, a manteiga, o sal e o açúcar. Assim que ferver, juntar a farinha e misturar energicamente com uma espátula ou colher de pau, durante um minuto. Fora do fogo, juntar aos poucos os ovos. Numa assadeira untada com manteiga e utilizando um saco de confeitar e um bico liso, pingar as bombas. Assar em forno aquecido a 160ºC durante quinze minutos e deixar esfriar antes de rechear.
Creme pâtissière: misturar numa tigela as gemas com o açúcar; misturar até ficar branco e juntar o amido de milho. Despejar em cima do leite fervendo e cozinhar misturando sempre com um batedor durante três minutos após a fervura. Deixar esfriar e guardar na geladeira.

Creme chantilly: misturar com um batedor até o creme ficar firme e branco. Cuidado para não passar do ponto, ou o creme vira manteiga.

As carolinas de massa choux serão furadas por baixo e recheadas com creme pâtissière, do sabor desejado. Por exemplo: chocolate, café, baunilha; pois o creme pâtissière será aromatizado depois de pronto e frio. As carolinas serão caramelizadas.

Caramelo: levar os ingredientes a ferver até obter a coloração desejada (louro, marrom-claro).

Montagem: num disco de massa folhada, pingar um anel de massa choux; assar por 20 minutos a 180ºC. e após esfriar colocar as carolinas recheadas e caramelizadas na lateral do disco. No centro do disco, alise uma camada de creme pâtissière e depois cubra com chantilly usando um saco de confeitar e bico pitanga. Voilá. Bon appetitte.

Rodolpho Leonardo assina a coluna "Caderno do Chef" no Blog Costa do Sol Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário