segunda-feira, 27 de abril de 2009

Valorização do Cinema Nacional em Maricá

Foto: Divulgação/Rodrigo Freitas
“Maricá renasce o Cinema Brasileiro”, foi com esta frase que o cineasta José Joffily definiu a iniciativa do projeto Cine Memória. Ele esteve na cidade neste último sábado, 25 de abril, e apresentou seu filme “Quem matou Pixote?”.

Joffily revelou que esteve em Maricá há dois anos para gravar o documentário “A paixão segundo Callado”, e ficou impressionado com as praias e belezas da cidade. Também declarou que “enquanto em alguns lugares os cinemas estão fechando, em Maricá ele renasce”, disse o diretor.

Nascido em João Pessoa, o diretor, roteirista, produtor e, eventualmente, ator,

visualizava o trabalho como uma tarefa chata e encontrou no cinema a possibilidade de trabalhar em algo que lhe dava prazer. Após a "Lei do Curta" de 9 de Dezembro de 1975, obteve grande repercussão nos seus curtas-metragens Galeria Alaska e Copa Mixta, trabalhos estes que iniciaram sua grande filmografia.

“Quem matou pixote?”, conta a história de Fernando Ramos da Silva, um semi-analfabeto que ficou conhecido ao interpretar o papel-título em "Pixote - A Lei do Mais Fraco". Porém, quando a fama acabou ele não conseguiu trabalho como ator, se desesperou e acabou se envolvendo com o crime, como o personagem que interpretou.

Buscando aproximar a população às produções audiovisuais, e assim atuando na formação de platéias críticas às manifestações artísticas e da realidade social local e nacional, o projeto recebe um cineasta, que apresenta um filme de sua autoria e logo após participa de um debate.

A programação do 1° Semestre 2009, conta com Silvio Tendler no dia 30 de maio, apresentando o filme “Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil” e Roberto Farias no dia 27 de junho com o filme “Pra Frente Brasil”.


Fonte: Prefeitura Municipal de Maricá - Subsecretaria de Comunicação Social.
Texto enviado por e-mail para o Blog Costa do Sol Turismo em 27/04/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário