sexta-feira, 27 de março de 2009

Ministra debate em Maricá papel da mulher na sociedade

Primeira dama Rosangela Zeidan abre o evento
Foto: Divulgação/Felipe Teobaldo
Discutir a questão de gênero, o espaço ocupado por mulheres na sociedade e setores da política e, principalmente, o combate à violência contra a mulher. Esses foram alguns dos temas abordados no seminário “As Mulheres e as Políticas Públicas nas Cidades”, realizado nessa sexta-feira, dia 27 de março, em Maricá. O evento contou com a presença da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, e foi organizado pela Secretaria de Assistência Social, através da Subsecretaria de Política da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres de Maricá.

Durante a palestra, Nilcéa Freire apresentou dados estatísticos que mostram que cada vez mais as mulheres têm um papel fundamental na economia das famílias e falou do Pacto de enfrentamento à Violência contra a Mulher, que estabelece quatro áreas estratégicas: a violência doméstica e familiar, a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher, o combate à exploração sexual e tráfico de mulheres e a promoção dos direitos humanos das presidiárias.

A ministra convidou os municípios a aderirem ao pacto. “O governo Federal vai financiar projetos na área de políticas para as mulheres, mas para isso os municípios têm que os apresentar à Câmara de Gestão do Pacto no Estado. Isso dá legitimidade. Para que as ações sejam implementadas é preciso que União, Estados e Municípios sejam parceiros”, disse a ministra.

O prefeito Washington Quaquá reafirmou seu compromisso para a construção de uma sociedade mais justa, sem preconceitos e com igualdade entre homens e mulheres. “Nossa luta é sobretudo para mudar a consciência das pessoas. Queremos uma transformação social e para que a luta das mulheres seja legítima é necessário reafirmar questões práticas como a violência. É nosso objetivo criar uma secretaria para tratar não só dos direitos das mulheres, mas também contra o preconceito racial e aos deficientes físicos”, afirmou Quaquá.

A jornalista, psicóloga e primeira dama Rosangela Zeidan abriu o evento e disse que a violência contra a mulher é silenciosa e está presente em todos os espaços. “Fico feliz de o nosso governo estar atento à questão da mulher. A violência é silenciosa e está presentes nos lares de todas as classes. Nossos governantes devem estar atentos a isso e olhar para nossos jovens, que hoje vivem cada vez mais envolvidos pelas drogas. Esse olhar atento pode evitar a proliferação de mais violência”, disse Zeidan.

No final do evento, a Nilcéa Freire fez questão de frisar a importância de mulheres se envolveram cada vez mais na política. “Já ficou provado que a maioria da população brasileira aprova a entrada de mulheres no cenário político. Isso diminuiria a corrupção e aumentaria a credibilidade, mas infelizmente o que vemos ainda não é isso. No congresso, por exemplo, só temos 8,9% de mulheres. Por isso, é preciso que os municípios criem estrutura como coordenadorias de mulheres, embora pequenas, mas que dêem poder a elas.”

Também estiveram presentes ao evento os prefeitos de São Gonçalo, Aparecida Panisset, o prefeito de Nova Iguaçu, Lindeberg Faria, a deputada federal Cida Diogo, as deputadas estaduais Inês Pandeló e Beatriz Santos, além de representantes de movimentos ligados á mulher e parlamentares de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Vassouras, Barra Mansa, Itatiaia, Porciúncula, Teresópolis.


Fonte: Prefeitura Municipal de Maricá - Subsecretaria de Comunicação Social
Texto e imagem enviados por e-mail para o Blog Costa do Sol Turismo em 27/03/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário