segunda-feira, 30 de março de 2009

Maricá quer explorar o seu potencial turístico

Foto: divulgação/Carlos Soares
Canal de Ponta Negra
Com aproximadamente 120 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2008, e situado numa área privilegiada, com extensão de 363,81 km2, o município de Maricá, através da Secretaria de Turismo, está buscando desenvolver ainda mais o lado turístico do município, porque o que não falta na cidade são atrações, como as belas praias oceânicas, dentre as quais se destacam as de Jaconé, Ponta Negra, Barra de Maricá, do Francês e Itaipuaçu. A topografia peculiar cria ainda um ambiente propício à prática de esportes, como voo livre, trekking e moutain bike.

E o que é melhor: embora esteja localizado no início da Região dos Lagos, o município de Maricá está distante apenas 56 quilômetros (cerca de 50 minutos) do Rio de Janeiro e 38 quilômetros (30 minutos) de Niterói. O acesso à cidade pode ser feito tanto pela RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), que liga o município a Niterói, São Gonçalo e Saquarema, tanto pela RJ-114, que faz a conexão com o município de Itaboraí, como pelas rodovias RJ-104 e BR-101.

Foto: divulgação/Carlos Soares
Vista aérea da Barra de Maricá
Maricá é rodeada por maciços costeiros. As serras principais são Calaboca, Mato Grosso, Lagarto, Silvado, Espraiado, Camburi e Tiririca esta última na divisa com Niterói. O município apresenta um grande complexo lagunar, que reúne as lagoas de Maricá, Barra de Maricá, do Padre, Guarapina e Jaconé, além dos canais de Ponta Negra e de Itaipuaçu, que ligam estas lagoas ao mar.

Não é à toa que o secretário de Turismo, Carlos Soares, está preparando várias ações para expor Maricá para o Brasil e o mundo. Uma delas será participar da Feira das Américas, em outubro deste ano, no Riocentro, realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).

“Maricá é a entrada para a Região dos Lagos, e a proximidade com o Rio de Janeiro, nos favorece para atrairmos mais turistas, ainda mais com as belezas naturais que temos. Por isso, vamos participar efetivamente de todas a feiras nacionais e internacionais, como a Abav”, disse o secretário de Turismo, Carlos Soares. “E para que possa dar estrutura a estes turistas, iremos elaborar um projeto para atrair a rede hoteleira e a construção de um centro de convenções para turismo de negócios”, completou Soares.

Fotos: divulgação/Felipe Teobaldo
Secretário de Turismo entre os comerciantes
E já seguindo orientação do prefeito Washington Quaquá em formar parcerias com comerciantes e empresários para embelezar a cidade, a secretaria de Turismo recebeu dos comerciantes Jorge Rocha, Cláudio Rocha e Marcelo Rocha a doação de um jardim em volta da sua sede, na Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro.

“Essa iniciativa é muito positiva, pois assim nos aproximamos da melhor forma possível com os empresários e comerciantes de Maricá”, enalteceu o secretário de Turismo, Carlos Soares.


Fonte: Prefeitura Municipal de Maricá - Subsecretaria de Comunicação Social
Texto e imagens enviados por e-mail para o Blog Costa do Sol Turismo em 30/03/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário