quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Seminário França Brasil discutirá turismo

Convite: Clique para ampliar a imagem.
Mais uma ação para o desenvolvimento do turismo sustentável em Quissamã será realizada através do Seminário França Brasil, no dia 4 de março, no auditório da Prefeitura, das 9h às 19h. Entre os objetivos básicos do evento estão a promoção do intercâmbio cultural, o estímulo ao fluxo de turistas no município e região e a troca de experiências entre os dois países, gerando novas oportunidades de investimento, trabalho e renda.

O foco do evento leva em consideração a atual comemoração do ano da França no Brasil, discutindo o turismo como política pública de desenvolvimento, com experiências brasileiras e a presença de especialistas franceses. O seminário conta com cerca de dez palestrantes e terá exposição de produtos turísticos regionais e de fotos França-Brasil, além da apresentação de fado e jongo.

“O seminário é o resultado da missão da Prefeitura na França, negociando a parceria com instituição francesa para o curso de gastronomia, com participação do IFF (Instituto Federal Fluminense)”, explicou a chefe do Departamento de Turismo, Carla Ennes, lembrando a presença do prefeito Armando Carneiro, em 2008, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Haroldo Cunha Carneiro, em 2007 naquele país.

Palestrantes — Contando com a organização da ONG Anda Brasil, o seminário começa às 9h, com inscrições e café-da-manhã, além de abertura oficial meia hora depois. A programação envolve o tema Desenvolvimento Sustentável e Turismo, ministrado por Jean Marie Henry (Projetos Sustentáveis na Alsácia – França), Dalila Mello (Turismo de Base Comunitária), Ednei Bueno (Programa de Gestão Ambiental Integrada em Microbacias no Estado do Paraná), Paulo Schiavo (Política Pública nos Parques Estaduais) e Deise Moreira (Reservas Particulares de Patrimônio Natural – RPPNs – e Turismo). O debatedor será Antônio Rossi, presidente do Fórum Estadual de Turismo.

Depois do almoço, quando será degustada a culinária Raízes do Sabor (pratos quilombolas da Fazenda Machadinha), a programação continua às 14h30, com a palestra “A Importância da Organização Social no Turismo”. Os debatedores serão representantes políticos, como a vereadora francesa Christiane Wasseng, com a palestra “Ações do Legislativo no Turismo da Alsácia – França”; o deputado estadual Alcebíades Sabino, sobre o turismo no Estado do Rio de Janeiro; o deputado federal Glauber Braga, que vai falar sobre os projetos do Turismo em Brasília; e um representante do Ministério do Turismo, que discutirá as políticas públicas do Turismo. O debatedor é Paulo Roberto Araújo, chefe de reportagem da editoria Rio, do jornal O Globo.

Fonte: Prefeitura de Quissamã / Valéria de Carvalho Pinheiro - Assessora de Imprensa.
Matéria enviada por e-mail ao Blog Costa do Sol Turismo em 26/02/09.

2 comentários:

  1. Programaço para a moçada do Turismo, hein?!

    Palestrantes show de bola!!

    Um forte abraço!
    Sucesso sempre,
    Aristides Faria

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Aristides, vamos agitar essa galera do Turismo. Informação é tudo.

    ResponderExcluir