Abrindo a palestra, Liliane falou sobre o trajeto feito pelos escravos da África até as praias da Rasa e José Fernandes, em Búzios, seguindo para a Fazenda Campos Novos, ponto de distribuição dos cativos para as outras fazendas do local. Após a abolição da escravidão, citou a perda da cultura popular negra em função das constantes brigas pelas terras e a forte chegada da religião evangélica: “por isso não podemos deixar de ver a religião como um aspecto da cultura”, destacou.
O documentário, que envolve comunidades negras de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro, é baseado em entrevistas e depoimentos dados pelos integrantes mais idosos dessas comunidades. No vídeo, eles apresentam a tradição do jongo e do calango, que envolvem dança, música e uma disputa musical entre os cantores, e sobre as folias, expressões culturais pelas quais as comunidades lutam para manterem vivas.
As pessoas interessadas em conhecer melhor os depoimentos presentes no documentário, realizado pela UFF, podem acessar o site: www.historia.uff/acervo. O evento na Biblioteca Municipal fez parte da 19ª Semana Teixeira e Souza.
Encerramento Semana Teixeira e Souza - 27/03 – sexta-feira – 19h, no Teatro Municipal - Apresentação de esquetes sobre a obra de Teixeira e Souza pelos alunos da rede municipal de ensino e pela professora Orminda Luz. Apresentação do “Coral da Vida” do Hospital da Mulher, com regência de Susiane Borges; do Coral “Canto Encanto”, com regência de Moisés Santos e do Projeto “Canalizasom” (instrumentos de PVC), de Tamoios, sob a direção do músico Johnny. Nesta solenidade também serão anunciadas as atividades programadas para o “Ano Teixeira e Souza”, que prevê Concurso Literário, Festival de Música Estudantil, Festival Curta Cabo Frio, categoria estudantil, Cine Afro, entre outros. Gratuito.
Viviane Teixeira
Fonte: SECOM - Cabo Frio.
Texto e imagem enviados por e-mail para o Blog Costa do Sol Turismo em 27/03/09.
Nenhum comentário:
Postar um comentário