terça-feira, 19 de maio de 2009

Seletiva para o Mundial da Coréia do Sul de Tiro com Arco está sendo disputada em Maricá

Foto: Zola Xavier/Divulgação
Maricá entrou de vez para o cenário nacional como uma das cidades que apoiam o esporte olímpico brasileiro. A Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTA) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) firmaram uma parceria com a Prefeitura de Maricá para a construção de um Centro de Treinamento da modalidade na cidade, que já está funcionando a todo vapor. Neste fim de semana, dias 23 e 24 de maio, acontecerá a segunda seletiva para formar a equipe brasileira que disputará o Campeonato Mundial da Coréia do Sul, em setembro.

A primeira seletiva aconteceu nos dias 16 e 17 de maio, da qual participaram 28 atletas - sendo 16 homens e 12 mulheres - de todo o país e após a soma de pontos com a competição deste fim de semana (23 e 24 de maio) serão preenchidas três vagas. O evento passado contou com a presença do representante do departamento técnico do COB, Fernando Tovar. No Centro de Treinamento, espaço cedido pela Prefeitura de Maricá à CBTA, no bairro de Itapeba, há capacidade para abrigar 40 atletas. A idéia é disponibilizar toda a infra-estrutura, como sala de estar, piscina, técnicos e professores de educação física.

“Pretendemos daqui a alguns anos fazer do Brasil uma potência como são Itália e Coréia do Sul. E para que isso aconteça, iremos fazer um intercâmbio com esses dois países”, revelou Eros Fauni, diretor-técnico da CBTA.

Por meio da Secretaria de Esportes, a Confederação Brasileira de Tiro com Arco está tendo o apoio da Prefeitura, até mesmo na questão social do Centro de Treinamento, permitindo que alunos da rede pública municipal e estadual possam praticar o esporte.

“Maricá só tem a ganhar com este Centro de Treinamento. Afinal de contas, são atletas de todo o Brasil e até mesmo internacionais. E a cidade ganha notoriedade, mostrando para a população que o esporte é uma maneira também de educar nossas crianças e, futuramente, poderemos formar grandes cidadãos”, disse o secretário de Esportes, Marco Antônio Azevedo.

Conheça o esporte

Outdoor, indoor e field são as modalidades mais praticadas, com a realização de campeonatos mundiais, com arqueiros e arqueiras em todas as categorias, sendo cadete (até 16 anos); juvenil (até 18 anos); adulto (até 50 anos); master (acima de 50 anos). Há ainda as divisões arco recurvo e arco composto. O esporte pode ser disputado individualmente ou em equipe.

O arco recurvo é parecido com aqueles antigos arcos longos, conhecidos como longbow, como os que aparecem nos filmes, mas com as extremidades das lâminas recurvadas. Também é chamado arco olímpico por ser o único aceito nas Olimpíadas. Já o arco composto utiliza um sistema de roldanas e cabos que auxiliam o ato de "puxar" a corda e armazenar energia para disparar a flecha.

Dependendo da categoria de tiro, os alvos variam a quatro distâncias. São disparados 144 tiros (flechas) válidos, sendo 36 tiros em cada distância, em séries de seis flechas nas duas maiores distâncias e de três flechas nas duas menores. Em geral, o alvo tem 1,22m de diâmetro e é formado por dez círculos concêntricos. O círculo mais central, o amarelo, conhecido como "mosca", tem dois estágios: o centro vale dez pontos e o de fora vale 9. O vermelho vale 8 e 7 pontos, o azul vale 6 e 5 pontos e o branco, 2 e 1. Para vencer, o competidor tem de somar o maior número possível de pontos.


Fonte: Prefeitura Municipal de Maricá - Subsecretaria de Comunicação Social.
Texto enviado por e-mail para o Blog Costa do Sol Turismo em 19/05/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário