Diretor quer Nova Relação da Corporação com a População e Estuda Mudanças no Trânsito da Cidade.

Gustavo Alencar sabe, entretanto, que sua missão não se resume apenas a aproximar a corporação da comunidade. Ele vai ter que enfrentar na direção administrativa e operacional da Guarda uma equação ainda mais difícil de resolver: desatar o nó no trânsito da cidade, um problema crônico que tem irritado a população. O novo diretor já determinou à equipe de trânsito, coordenada pelo ex-diretor do Detran Cabo Frio, Alcimar Pinto de Almeida, o mapeamento da cidade para identificar os pontos críticos e, preliminarmente, o estudo já aponta para a necessidade de mudanças no trânsito com reversão de mão em algumas vias.
- Cabo Frio não é mais uma cidade de veraneio, o fluxo de veículos aumentou muito, assim como a população que triplica nos feriados, por isso é necessário reavaliar e estudar mudanças de mão, implementar a sinalização viária e estudar a implantação de radares para educar melhor nossos motoristas, comenta Alencar, que quer a ajuda da população e das associações de moradores para traçar não apenas as mudanças mas, também, a atuação da Guarda Municipal. "Não adianta eu achar que vou mudar a Praça Porto Rocha ou qualquer bairro da cidade da noite para o dia. Eu preciso da opinião de quem circula, de quem é morador dos bairros. Não adianta eu querer fazer tudo de uma vez e não conseguir atender ninguém".
O diretor da Guarda também planeja uma campanha de educação no trânsito para conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres e reduzir os índices de acidentes, principalmente, que envolvem ciclistas e que somam hoje 68%. A campanha vai lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro prevê multa e apreensão da bicicleta de ciclistas que desrespeitarem as leis de trânsito em locais com ciclovia e admite usar o Código para punir aqueles que não se adequarem e insistirem em desrespeitar a legislação, circulando, por exemplo, pela ponte Feliciano Sodré, onde é proibido o tráfego de bicicletas.
Os motoristas de carros particulares, ônibus e caminhões de carga também serão alvo da campanha de conscientização da Guarda Municipal. Gustavo lembra que trânsito é uma responsabilidade de todos e uma questão de educação e não pode parar porque um pai decidiu estacionar o carro no meio da rua para pegar o filho na escola, ou porque o motorista de ônibus não parou no ponto para o passageiro ou, ainda, porque um caminhão está descarregando mercadoria fora do horário determinado.
A Guarda iniciou uma operação para tirar das ruas veículos abandonados. Gustavo Alencar coordena pessoalmente a operação e os veículos recolhido são levados para o depósito público. A população pode colaborar com a Guarda Municipal através de denúncias, sugestões e críticas ligando para 199 ou 153. A ligação é gratuita.
Cleber Lopes
Luis GUSTAVO R. de Alencar
Diretor Administrativo e Operacional de Trânsito da SUGM
Texto e imagem enviados por e-mail para o Blog Costa do Sol Turismo em 06/05/09.
Nenhum comentário:
Postar um comentário