quarta-feira, 6 de maio de 2009

Guarda adota nova postura

Diretor quer Nova Relação da Corporação com a População e Estuda Mudanças no Trânsito da Cidade.

Ele não tem medo de cara feia nem se intimida diante da pergunta "sabe com quem está falando?" que já cansou de ouvir desde que assumiu a direção administrativa e operacional de trânsito da Guarda Municipal de Cabo Frio, um ponto nevrálgico que costuma colocar em campos opostos governo e população. O policial reformado Luis Gustavo R. de Alencar, 38 anos, casado, pai de quatro filhos, aposta na experiência de ter atuado no BPTran (Batalhão de Policiamento de Trânsito do Rio de Janeiro), integrado a equipe do CISP (Centro de Inteligência de Segurança Pública), o 9º BPM e o 14º BPM para mudar a relação da Guarda Municipal com a população e resgatar a credibilidade da instituição. Uma série de medidas adotadas pelo novo diretor, em conjunto com o Secretário da Ordem Pública, Coronel Gilson da Costa, visam valorizar a tropa, a principal delas, a incorporação do auxílio refeição ao salário, benefício que, de acordo com a própria associação da classe, a categoria reivindicava há doze anos. As mudanças internas devem ser sentidas em breve nas ruas, e a população terá uma Guarda capacitada para cumprir o seu principal objetivo: servir e proteger o cidadão sem autoritarismo.

Gustavo Alencar sabe, entretanto, que sua missão não se resume apenas a aproximar a corporação da comunidade. Ele vai ter que enfrentar na direção administrativa e operacional da Guarda uma equação ainda mais difícil de resolver: desatar o nó no trânsito da cidade, um problema crônico que tem irritado a população. O novo diretor já determinou à equipe de trânsito, coordenada pelo ex-diretor do Detran Cabo Frio, Alcimar Pinto de Almeida, o mapeamento da cidade para identificar os pontos críticos e, preliminarmente, o estudo já aponta para a necessidade de mudanças no trânsito com reversão de mão em algumas vias.

- Cabo Frio não é mais uma cidade de veraneio, o fluxo de veículos aumentou muito, assim como a população que triplica nos feriados, por isso é necessário reavaliar e estudar mudanças de mão, implementar a sinalização viária e estudar a implantação de radares para educar melhor nossos motoristas, comenta Alencar, que quer a ajuda da população e das associações de moradores para traçar não apenas as mudanças mas, também, a atuação da Guarda Municipal. "Não adianta eu achar que vou mudar a Praça Porto Rocha ou qualquer bairro da cidade da noite para o dia. Eu preciso da opinião de quem circula, de quem é morador dos bairros. Não adianta eu querer fazer tudo de uma vez e não conseguir atender ninguém".

O diretor da Guarda também planeja uma campanha de educação no trânsito para conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres e reduzir os índices de acidentes, principalmente, que envolvem ciclistas e que somam hoje 68%. A campanha vai lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro prevê multa e apreensão da bicicleta de ciclistas que desrespeitarem as leis de trânsito em locais com ciclovia e admite usar o Código para punir aqueles que não se adequarem e insistirem em desrespeitar a legislação, circulando, por exemplo, pela ponte Feliciano Sodré, onde é proibido o tráfego de bicicletas.

Os motoristas de carros particulares, ônibus e caminhões de carga também serão alvo da campanha de conscientização da Guarda Municipal. Gustavo lembra que trânsito é uma responsabilidade de todos e uma questão de educação e não pode parar porque um pai decidiu estacionar o carro no meio da rua para pegar o filho na escola, ou porque o motorista de ônibus não parou no ponto para o passageiro ou, ainda, porque um caminhão está descarregando mercadoria fora do horário determinado.

A Guarda iniciou uma operação para tirar das ruas veículos abandonados. Gustavo Alencar coordena pessoalmente a operação e os veículos recolhido são levados para o depósito público. A população pode colaborar com a Guarda Municipal através de denúncias, sugestões e críticas ligando para 199 ou 153. A ligação é gratuita.

Cleber Lopes


Luis GUSTAVO R. de Alencar
Diretor Administrativo e Operacional de Trânsito da SUGM

Texto e imagem enviados por e-mail para o Blog Costa do Sol Turismo em 06/05/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário