segunda-feira, 4 de maio de 2009

Exposição “Ontem e Hoje” no mês de aniversário de São Pedro da Aldeia

Fotos: César Valente
A exposição “Ontem e Hoje”, do artista plástico Álvaro Lopes abriu as comemorações festivas dos 392 anos de fundação de São Pedro da Aldeia. Realizada pela prefeitura, na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, a abertura da exposição foi na noite de quinta-feira, dia 30/04 e contou com a presença de diversos artistas premiados de nossa região e de autoridades municipais, como o vice-prefeito e secretário de Governo Marquinhos da Trecus, secretária de Ação Social, Leni Santos e a secretária de Cultura, Dulce Ramos.

O vernissage apresenta 26 telas acrílicas, 23 esculturas, trabalhos em madeiras e desenhos que marcam o início de carreira do artista que, desde a sua infância, trabalha com arte, mas que somente depois dos 30 anos buscou o aperfeiçoamento de diversas técnicas.

Sobre o nome da exposição “Ontem e Hoje”, o artista explicou que é uma forma de resgatar seus trabalhos e apresentar ao público aldeense, visto que há mais de oito anos ficou afastado das exposições realizadas no município.

Dentre algumas obras, Álvaro destaca a pintura a óleo “Madona”, que marcou o início de sua carreira. “Existe um valor emocional muito forte por esse quadro. Não me desfaço dele por valor algum”, disse o artista, mostrando a obra exposta no vernissage, dentre outras como ”Caminho” e “Dança e Luz”.

Nascido no Rio de Janeiro, mas aldeense de coração, por morar no município há mais de 40 anos, Álvaro é ex-militar e não se considera um artista profissional. “Sou um apaixonado pela arte e por suas diversas formas de expressar nossas razões e emoções”, destacou o artista, acrescentando que não segue um estilo único “Não me prendo há um gênero específico. Gosto de tudo um pouco e busco o aperfeiçoamento constante nesses diversos estilos”, salientou o artista, que se destaca em trabalhos de óleo sobre tela, acrílico sobre tela, escultura em argila e todas as técnicas em pintura.

Além de não seguir nenhum estilo existente, Álvaro destacou que, na pintura, não segue nem artista, deixa sua “imaginação à solta, fluindo com criatividade”. Já na escultura, tem como mestre o artista Danilo Menezes do qual admira o trabalho por ele realizado.

Dentre outras exposições, Álvaro destaca a participação em vernissages em Friburgo, na Casa de Cultura de Teresópolis, na Associação Brasileira de Belas Artes, na Associação Fluminense de Belas Artes, na feira da Providência, dentre outros lugares. O artista também destacou alguns prêmios recebidos na Academia Brasileira de Bellas Artes, na Academia Guanabarina de Letras e Artes, na Academia de Cabo Frio e no Clube Naval.

A exposição “Ontem e Hoje” fica na Casa de Cultura aldeense até o dia 29 de maio. As visitas são gratuitas e podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A Casa de Cultura Joaquim Gabriel dos Santos fica na Avenida Francisco Coelho Pereira nº 255, Centro.


Fonte: ASCOM - São Pedro da Aldeia.
Texto e imagens enviados por e-mail para o Blog Costa do Sol Turismo em 04/05/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário