quarta-feira, 13 de maio de 2009

“Cristo no Mar” mais próximo de Cabo Frio

Foto: Divulgação
Em férias nos últimos 15 dias, o secretário municipal de Turismo e Cultura, Gustavo Beranger, trouxe uma ótima notícia da Itália: o projeto “Cristo no Mar” está cada vez mais próximo de Cabo Frio. O acordo final para a colocação da estátua de Cristo, com quase 3 metros de altura, no fundo do mar da Praia do Forte, bem próxima à Ilha dos Papagaios, será feito entre o prefeito Marquinho Mendes e o prefeito de Camogli, Ítalo Manucci, no dia 25 de julho, na cidade italiana, quando serão comemorados os dez anos da Área de Proteção Marinha de Portofino.

Durante a visita à Itália, Gustavo Beranger foi recebido na sala do Conselho da Prefeitura de Camogli pelo secretário local de Turismo, Tino Revello, que representou o prefeito local. Também participaram da solenidade Giorgio Fanciulli, diretor da Área de Proteção Marinha de Portofino; Sauro Genochio, conselheiro da Prefeitura de Camogli e também diretor do Centro Duílio Marcante, ONG que há 50 anos é responsável pela manutenção do “Cristo degli Abissi de São Frutuoso” (nome que recebe o Cristo de Camogli) e Luigi Pirozzi, idealizador do projeto “Cristo no Mar” em Cabo Frio e presidente da Associação Italagos.

Na cerimônia foi entregue o documento de reconhecimento e colaboração por parte italiana ao secretário Gustavo Beranger em nome do prefeito de Camogli, Ítalo Manucci, assinado pelo assessor de cultura, Guido Risichato, onde consta a declaração de “máxima colaboração entre Camogli e Cabo Frio”.

A meta é realizar a cerimônia de colocação do Cristo no fundo do mar de Cabo Frio no ano de 2010. Esta será a terceira estátua do Cristo afundada no mundo. A primeira, original e batizada de “Cristo degli Abissi de São Frutuoso”, está desde 1954 na cidade de Camogli, na Itália. A segunda, na verdade uma cópia, feita em bronze e de tamanho menor que a que será colocada no Brasil, está na Flórida, EUA.

Para o secretário Gustavo Beranger, o projeto trará mais visibilidade para Cabo Frio no cenário mundial.

– Será um novo atrativo turístico. Com o ‘Cristo no Mar’ vamos ter o apelo religioso, cultural e aquático, através do mergulho - disse o secretário, lembrando ainda que o projeto, a partir de agora, vai envolver as secretarias de Meio Ambiente e Pesca, Turismo e Cultura, a Capitania dos Portos e a Igreja Católica em uma comissão de trabalho que tem como obrigação cumprir as metas traçadas desde a organização até o momento final para afundar a estátua no mar.

A visita do secretário Gustavo Beranger à cidade italiana foi registrada pela imprensa local. O periódico “Il Secollo XIX” publicou a matéria da visita à Prefeitura italiana com foto e destaque para Cabo Frio como a cidade da América do Sul a receber o projeto.

Viviane Teixeira


Fonte: SECOM - Cabo Frio.
Texto e imagem enviados por e-mail para o Blog Costa do Sol Turismo em 13/05/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário