terça-feira, 14 de abril de 2009

Prefeito de Cabo Frio participa de reunião com a presença do ministro Carlos Minc

Foto: Marcos Homem



Encontro de prefeitos em Araruama





Foi realizada na última segunda-feira, dia 13, no Parque Hotel, em Araruama, uma reunião para a eleição da nova diretoria do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, para a assinatura do plano de manejo da APA (Área de Proteção Ambiental) de Massambaba e Sapiatiba, com a presença do ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc; da secretária estadual de meio ambiente, Marilene Ramos; prefeitos da Região dos Lagos, deputados federais e estaduais; o presidente do Instituto Estadual do Ambiente- INEA, Luiz Firmino, e representantes da Prolagos e Águas de Juturnaíba.

Na reunião, o ministro Carlos Minc anunciou diversos projetos ligados ao Meio Ambiente que serão realizados na Região dos Lagos, além da chapa vencedora que atuará dois anos na diretoria do Consórcio Lagos São João, tendo como presidente o prefeito de Araruama, André Mônica, e como vice-presidente, o prefeito de Arraial do Cabo, Andinho.

O prefeito de Cabo Frio, Marquinhos Mendes, que esteve presente ao evento e indicou a chapa eleita, afirmou que os benefícios para a cidade de Cabo Frio neste novo período continuarão a ser as benfeitorias que o Consórcio tem trazido para a região:

- Hoje existe um consenso entre os prefeitos em relação à necessidade de preservação do nosso meio ambiente. A chapa eleita vai dar continuidade ao trabalho realizado anteriormente e eu tenho certeza que vamos avançar - concluiu Marquinhos Mendes.

O Consórcio, que é uma associação ambientalista civil sem fins lucrativos que congrega os municípios de Armação dos Búzios, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeira de Macacu, Casemiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim, conta com a colaboração da Prolagos que, em Cabo Frio, investiu em dez anos cerca de R$ 300 milhões em água e esgoto. E até 2010, serão mais R$ 48 milhões em saneamento.

No ano de 2004, a Prolagos construiu também em Cabo Frio um cinturão coletor, no entorno do Canal Itajuru, para captar as saídas das 28 manilhas que despejavam esgoto sem tratamento no canal. O cinturão encaminha o esgoto para tratamento na ETE de Cabo Frio.

Mais benfeitorias foram realizadas pelo Consórcio em parceria com a Prolagos. Foram instaladas também dez quilômetros de rede separativa no bairro do Braga e mais dez quilômetros de sistema unitário (interceptores de galeria de água pluvial). Nos bairros, a Prolagos investiu 800 m de rede coletora no Porto do Carro; 2 km de rede em Jacaré; 1,5 km de rede no Peró; 400m de rede na Ogiva; 1,36 km de rede em Cajueiro; 1 km de rede em Roda D’Água; 2,4 km de rede no Trevo da Ogiva; 2,6 Km de rede no Tangará e por fim, 350 m de rede no Guarani.

Ingrid Garcia

Fonte: SECOM - Cabo Frio.
Texto e imagem enviado por e-mail para o Blog Costa do Sol Turismo em 14/04/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário