terça-feira, 14 de abril de 2009

Municípios da região dos Lagos, no estado do RJ, terão aterro sanitário conjunto

Os prefeitos dos municípios que fazem parte da região dos Lagos ouviram ontem do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a informação de que haverá liberação de recursos para a instalação de um aterro sanitário na divisa entre Araruama e Saquarema. O anúncio foi feito durante a cerimônia de apresentação do Plano de Manejo da APA Massambaba. O aterro será construído por meio de consórcio entre os municípios e beneficiará localidades como Cabo Frio, São Pedro D'Aldeia, Búzios e Iguaba, entre outros. Ao lado da secretária estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, Minc garantiu aos prefeitos a execução de projetos importantes para a região.

O ministro elogiou a postura dos prefeitos com relação aos planos de conservação ambiental e disse que eles estão fazendo por merecer. "Os investimentos em projetos de conservação e recuperação do meio ambiente que estão em andamento aqui devem servir de modelo a serem replicados para o resto do País", afirmou Minc.

O plano de manejo da APA de Massambaba é uma reivindicação dos moradores da região, desde sua criação da APA em 1986. Além do desenvolvimento sustentável da região, o plano de manejo prevê a criação de uma política hoteleira para o local, o que além de promover a conservação ambiental, propiciará a geração de empregos em região turística. A área é de 76.306 quilômetros quadrados ao longo de 26 quilômetros de praias.

A formação de consórcios entre municípios para a construção de aterros sanitários foi comemorada pelos prefeitos como um dos instrumentos mais eficientes da região. Os consórcios permitem que a necessidade de investimentos seja menor e que a elaboração de projetos seja mais eficiente e preveja estrutura eficientes que vão do despejo adequado dos resíduos ao tratamento do chorume e à proteção do lençol freático.

Fonte: MMA - Ministério do Meio Ambiente
Texto enviado por e-mail para o Blog Costa do Sol Turismo em 14/04/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário