Diretor geral do Comitê da Baía de Guanabara,
Carlos Viveiros, fala da importância da mobilização
A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Maricá convocou entidades não-governamentais, usuários de água e representantes do poder público para retomar a mobilização para a criação de um subcomitê da Bacia da Guanabara. O diretor geral do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá, Carlos Buarque Viveiros, se reuniu com representantes de algumas entidades no auditório da Casa Digital, no Centro. Ele reforçou a idéia de ampliar a mobilização. “Esse processo deve ser o mais democrático possível e deve envolver representantes de Ongs, poder público e usuários de água”, disse.
Nessa primeira reunião, foi criada uma comissão, que ficará responsável por mobilizar o maior número de entidades interessadas, inclusive pescadores. O próximo passo será a convocação de uma nova assembléia e a criação do grupo gestor do Sistema Lagunar. “A caminhada será árdua, pois a comissão terá que ter representatividade. Esse grupo gestor ficará responsável por elaborar proposta ao Comitê da Baía de Guanabara contendo as normas, regimento interno e composição”, explicou Viveiros.
O secretário de Meio Ambiente, Alan Novais, fez questão de frisar que a água das lagoas de Maricá está sendo monitorada pelo Estado. E também anunciou que já foi levada para a Câmara de Vereadores proposta para criação de um Fundo Municipal de Meio Ambiente. “Faremos o que tiver ao nosso alcance para ajudarmos na criação do subcomitê, mas temos ciência de que nossa participação é tão importante quanto a das Ongs, usuários da água e representantes de pescadores”, concluiu o secretário.
As entidades que mandaram representantes à reunião foram Apalma, Movimento Pró-Restinga, Conselho Comunitário de Maricá, Movimento Ecológico de Itaipuaçu, Agenda 21, Instituto Reciclar e Departamento de Recursos Hídricos/RJ.
Fonte: Prefeitura Municipal de Maricá - Subsecretaria de Comunicação Social.
Texto e imagem enviados por e-mail para o Blog Costa do Sol Turismo em 08/04/09.
Nenhum comentário:
Postar um comentário