quinta-feira, 16 de abril de 2009

Atleta aldeense é destaque na ultramaratona em São Paulo

O atleta Carlos Henrique Ferreira, mais conhecido como Ferreirinha, de 37 anos, é um dos grandes destaques da Ultramaratona Internacional de Cubatão (SP), de 100km, realizada no domingo, dia 05 de abril. Com o tempo de 11h e 41 minutos, Ferreirinha faturou a quarta posição. A competição contou com 108 maratonistas, destacando, inclusive, a participação dos melhores atletas do país.

Para essa ultramaratona, o atleta realizou uma pré-temporada especial de 30 dias, em Friburgo. “A altitude e a temperatura mais baixa da serra permitiu que melhorasse ainda mais meu condicionamento físico”, destacou Ferreirinha.

Nascido no Rio de Janeiro, Carlos Henrique há 13 anos reside em São Pedro da Aldeia, na Vila Naval, no bairro Fluminense. Veio morar na cidade por ser militar da Base Aeronaval.

O próximo desafio será nos dias 09 e 10 de maio, no Rio Grande do Sul, onde competirá a Ultramaratona 24 horas de Santa Maria. “Tenho que estar muito bem preparado. São 24 horas inteiras correndo, durante o dia e também na madrugada. A prova começa às 10h de sábado e termina às 10h de domingo. Espero alcançar aproximadamente 170 km. Um dos maiores problemas é o frio. No ano passado, a temperatura média chegava a 6º C”.

Segundo Ferreirinha, há mais de 24 anos ele participa de competições, lembrando sua primeira corrida aos 14 anos, numa prova de três mil metros. “Sempre gostei de atividades esportivas, mas a corrida sempre foi minha paixão”, frisou o atleta, que acumula mais de 300 medalhas.

Dentre algumas competições, merece destaque a conquista, em 1990, do Campeonato Brasileiro de Cross Country; os campeonatos da Marinha, de 1993 e 1994, em provas de 5 mil e 10 mil metros e o melhor tempo na meia maratona (21 km), na Ilha de Governador, onde alcançou a marca de 1h e 4 minutos.

Seguindo uma série rigorosa de exercícios, Carlos Henrique treina de segunda a sábado, sempre pela manhã e à tarde. Durante a parte da manhã, ele realiza uma série mais longa, cerca de 30 km percorridos na Vila Naval, intercalando com o trabalho de reforço muscular na academia Body Soul. Já na parte da tarde, Ferreirinha corre cerca de 10km.

Além do treinamento, Ferreirinha destaca a alimentação à base de aminoácidos, carboidratos e repositor energético, como o segredo do seu condicionamento de atleta.

-“Agradeço àqueles que acreditam no meu esforço. O CIAAN (Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval), por intermédio do seu comandante, o capitão de Mar e Guerra Toledo, fornece as passagens, hospedagens e alimentação, já a Life Lagos oferece o material esportivo, como tênis e agasalhos”, agradeceu o atleta.

Fonte: ASCOM - São Pedro da Aldeia.
Texto e imagem enviados por e-mail para o Blog Costa do Sol Turismo em 16/04/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário