sexta-feira, 13 de março de 2009

Teatro Municipal de Cabo Frio tem programação garantida para 2009

O Diretor do Teatro Municipal de Cabo Frio, Anderson Macleyves, informou que estão sendo introduzidas modificações no regimento interno da Casa com o objetivo de tornar o teatro cada vez mais atraente aos cabofrienses, com eventos de qualidade.

O novo diretor, que atuou e dirigiu em cerca de 15 espetáculos, sendo os últimos do gênero “Trash”, destacou que em 2009 vai escolher rigorosamente os espetáculos a se apresentarem no Teatro Municipal, trazendo apresentações de dança, stand-up comedy (comédia em pé) e espetáculos dos mais clássicos aos mais modernos. Ele acha importante o incentivo de produções locais e pretende apoiar os trabalhos cabofrienses. No segundo semestre, o Festival Estudantil de Teatro será substituído pela Mostra Estudantil de Teatro. Grupos religiosos que queiram apresentar espetáculos também terão seu espaço garantido.

Como nos anos anteriores, o diretor do Teatro afirmou que irá dar continuidade aos festivais de dança, teatro e os demais eventos.

- Continuaremos com o Encontro Nacional de Corais, apresentações de academias de dança, como nos anos anteriores. Tudo para começar no segundo semestre, pois no primeiro, iniciamos com nosso regimento facilitando a manutenção do espaço e o tempo dos ensaios com organização.

O regimento vai facilitar o acesso de novas companhias, a conduta daqueles que vem produzir e dos espectadores. Um exemplo, será a proibição de entrada com alimentos, só permitindo a entrada de bebidas, afim de diminuir a quantidade de detritos na platéia, após os espetáculos. Por sua vez, os ensaios deverão ser agendados com antecedência na própria secretaria. Eles serão na sala Nico Felix, no salão lateral e no próprio palco.


Novas parcerias

Buscar novas parcerias que sejam benéficas ao teatro são prioridades de Anderson Macleyves, que terá apoio da Petrobrás, Ampla e Nextel. Esses parceiros incentivam as produções culturais, trazendo workshops, oficinas e apresentações gratuitas.

Também destacou que diversos parceiros locais estão contribuindo muito para realizações no teatro.

- Pequenas e grandes empresas estão nos ajudando nessas reformas, muito importantes para o avanço do Teatro Municipal de Cabo Frio.”


Reformas

Macleyves disse que irá promover reformas em todo o teatro, porém tudo a médio e longo prazo por efeitos da crise.

- Cadeiras, ar condicionado, piso, manutenção do telhado e equipamentos serão primeiros pontos a serem restaurados e reformados. Tudo a médio e longo prazo, pois priorizamos a questão funcional. Entendemos que passamos por uma crise financeira que não está restrita a Cabo Frio, precisamos esperar. “


Divulgação

Quando o assunto é divulgação, Macleyves disse já ter tomado algumas providências e considera uma questão importante afirmando ter vários projetos que já estão saindo do esboço.

- Temos uma assessora que fará a ponte com a mídia local. Em breve, criaremos o site do Teatro Municipal de Cabo Frio, facilitando na promoção dos eventos. Contamos com apoio e parcerias de produtores locais para que nos ajudem a realizar nossos projetos.

A bilhetagem eletrônica implantada na gestão anterior melhorou o sistema de ingressos. Agora o atual diretor implantará um novo sistema que reduzirá custos, tornando as produções cada vez mais independentes. Outra novidade é a numeração das cadeiras, e a solução para tentar acabar com a fila no dia dos eventos.

- Abriremos as portas mais cedo para evitarmos as filas, fazendo com que os espetáculos cumpram seus devidos horários, o que consta no regimento.


Perfil

Ator profissional pela Escola Liceu de Artes Ofícios. Em 1998, fundou a primeira Companhia Teatral Ferlagos, Macleyves é professor de Língua Portuguesa e Literatura, pós-graduado em Educação Artística e Psicopedagogia, e tem mestrado livre em Psicanálise Clínica.. Em 2001, formou um grupo Pandemonium, originário da primeira Companhia, onde trabalhavam com comedia e tragédia. Com esse grupo participou com apresentações no Rio de Janeiro – Teatro de Terror no Baixo Gávea; São Paulo e cidades do interior de Minas Gerais. Atualmente, trabalha com o grupo TPM (Trupe Os Piores do Mundo) formado por atores de Cabo Frio e Rio de Janeiro, inclusive globais.


Camila Barreto

Fonte: SECOM - Cabo Frio.

Texto e imagem enviados por e-mail para o Blog Costa do Sol Turismo em 13/03/09.

3 comentários:

  1. Olá, sou o Anderson Macleyves e gostaria de destacar apenas um equívoco na informação apresentada... Eu não tenho cerca de 15 espetáculos na carreira, tenho cerca de 32 espetáculos na carreira. Entre montagens de Shakespeare e Nelson Rodrigues, além de muitas de minha própria autoria (tendo exatamente e apenas 5 espetáculos "trash" propriamente ditos. Comecei carreira nos palcos em 1991 no Teatro Armnando Gonzaga - RJ e dali segui para o Liceu de Artes & Ofícios, depois ingressa no Martins Pena mas por fim retornei ao Liceu para realizar minha formação profissional de ator. Na seqüência fiz curso superior em letras-literatura, extensão em Direção Teatral, pós-graduação em Educação Artística e Mestrado em Psicanálise Clínica e recentemente Pós em Psicopedagogia. Durante todo esse processo fundei 3 Cias teatrais, a última e que ainda está em atividade é a Trupe TPM

    Sem mais para o momento,

    Eu

    ResponderExcluir
  2. Sr. Anderson Macleyves, quero aqui demonstrar o meu respeito e admiração pela sua trajetória profissional, pois também sou ator teatral e conheço as dificuldades da carreira.

    Quanto a essa notícia, eu lamento o ocorrido e agradeço a correção das informações, porém, por ser uma notícia vinda de uma Secretaria de Comunicação (SECOM), eu não posso modificá-la sem prévia autorização dos autores do texto, peço que o senhor entre em contato com a SECOM de Cabo Frio e relate o problema, assim eles enviarão uma correção para a matéria já publicada, e assim eu poderei modificar o texto.

    O EDITOR.

    ResponderExcluir
  3. Sr. Carlos,

    Não há maiores problemas quanto a isso.
    Fico muito agradecido pela atenção ao caso!

    Um abraço!

    ResponderExcluir