quarta-feira, 18 de março de 2009

Região dos Lagos pode ganhar um Consórcio de Cultura

Fotos: Reunião com secretários de cultura.
Nos últimos dias 16 e 17, foram realizadas, no Charitas, reuniões com o objetivo de realizar uma ação inovadora: juntar os secretários de Cultura de toda a Região dos Lagos em um consórcio cultural, com legislação e toda a concepção organizada, visando buscar patrocínios em todas as esferas.

A primeira reunião, realizada na segunda-feira, dia 16, reuniu o coordenador de Cultura de Búzios, Michelângelo Cortes; a secretária de Cultura de São Pedro da Aldeia, Dulce Meneses, e o coordenador de Cultura de Cabo Frio, Guilherme Guaral. A segunda, realizada no dia seguinte, reuniu Guaral, o secretário municipal de Relações Institucionais de Araruama, Eduardo Correia, o Pardal; a superintendente adjunta de Cultura de Saquarema, Neusa Santos; a diretora de Cultura de Iguaba Grande, Sônia Corecha e os funcionários da diretoria de Cultura de Arraial do Cabo, Altair Félix e Mirella Faria.


Dispostos a formar o consórcio, os representantes envolvidos vão apresentar, já na próxima segunda-feira, dia 23 de março, na secretaria estadual de Cultura, no Rio, um projeto que terá como tema principal o “Festival de Cultura Popular”. A idéia é descobrir em cada um dos sete municípios envolvidos manifestações culturais como folia de reis, quadrilhas, jongo, maculelê, bois, mulinhas, rendeiras, artesanato em geral, gastronomia, entre outros, além de artistas que possam mostrar a todo o País a importância da cultura no interior do estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o coordenador de Cultura Guilherme Guaral, o objetivo é tornar o evento itinerante: “vamos escolher um ou dois meses e desenvolver, em cada final de semana, eventos em cada município com o intercâmbio entre os nossos artistas”, explicou.

Viviane Teixeira

Fonte: SECOM - Cabo Frio.
Texto e imagens enviados por e-mail para o Blog Costa do Sol Turismo em 18/03/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário