quinta-feira, 19 de março de 2009

Prolagos comemora Dia Mundial da Água com cinema ao ar livre em Cabo Frio

No próximo domingo, dia 22, data em que se comemora oficialmente o Dia Mundial da Água, a Concessionária de Água e Esgoto da Região dos Lagos, Prolagos, em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, oferecerá cinema ao ar livre e gratuito na Praça de São Cristovão. Denominado Cine Prolagos, o projeto tem o objetivo de levar mais cultura, informação e entretenimento à sociedade, promovendo, ao mesmo tempo, a conscientização do uso responsável da água.

A Semana do Dia Mundial da Água, realizada pela concessionária, acontece entre os dias 19 e 23 de março, período em que o Cine Prolagos também percorre outros municípios da Região dos Lagos Iguaba Grande recebe o projeto nesta quinta-feira, dia 19; Arraial do Cabo, na sexta-feira, dia 20; São Pedro da Aldeia, no sábado, dia 21 e, encerrando o evento, Búzios, dia 23, segunda-feira.

No domingo, a população cabofriense terá a oportunidade de assistir, na Praça do bairro São Cristóvão, ao longa-metragem “Procurando Nemo”, sucesso entre o público infanto-juvenil e vencedor do Oscar de Melhor Animação, às 18h30, e à comédia nacional “Saneamento Básico, o Filme”, que traz no elenco os atores Wagner Moura, Fernanda Torres, Camila Pitanga, Lázaro Ramos e Paulo José, às 21h. Durante as sessões, serão exibidos ainda filmes educacionais produzidos pela Concessionária com o objetivo de estimular nos telespectadores a preservação dos recursos hídricos do planeta. Para garantir a comodidade do público e horas de muito lazer e diversão, a estrutura montada pelo Cine Prolagos contará com um telão inflável (11 x 7,5 m), projetor de 7.000 ancilumens e 200 cadeiras.


Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, em 1993, atendendo às recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – a chamada Eco92. Desde então, todos os países celebram o dia 22 de março e buscam refletir sobre os problemas referentes aos recursos hídricos em suas nações, propondo alternativas e soluções para resolução dos problemas detectados.

Segundo dados da ONU de 2007, os países que estão em situação mais crítica de água são México, Hungria, China, Índia, Tailândia e Estados Unidos. E os países que menos poluem são os de menor poder econômico. Em primeiro lugar está a Finlândia e o Brasil encontra-se em 11º lugar, embora tenhamos o maior rio do mundo, o Amazonas.
Ainda de acordo com a ONU, mantidas as tendências atuais, mais de 45% da população do mundo não poderá contar com a quantidade mínima de água necessária para o consumo diário daqui a 41 anos, em 2050. No Brasil, apesar de haver cerca de 12% da água doce do mundo, a população enfrenta problemas em relação à disponibilidade e distribuição de água e só 54% das moradias contam com serviço de coleta de esgoto.

Vanessa Campos

Fonte: SECOM - Cabo Frio.
Texto enviado por e-mail para o Blog Costa do Sol Turismo em 19/03/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário