O nosso colunista Aristides Faria, da coluna Tendências do Turismo, enviou-me um e-mail pedindo para divulgar esse curso, quando eu terminei de ler o texto da mensagem percebi que ele é quem me fazia um favor ao me dar a oportunidade de divulgar um curso tão interessante para os leitores do meu blog. Segue o texto:
Este curso irá lhe ajudar a melhorar sua atuação no gerenciamento de pessoas no ambiente de trabalho. O curso é oferecido totalmente na modalidade à distância e pretende, por meio de estudos de casos, promover um ambiente colaborativo de aprendizagem acerca do assunto. Venha ampliar sua rede de relacionamentos e aprofundar seus conhecimentos sobre gestão de pessoas e o mercado turístico.
Tutor: Aristides Faria. Consultor Independente na área de Gestão de Recursos Humanos em Serviços de Hospitalidade. Diretor de Comunicação da ABBTUR São Paulo. Bacharel em Turismo (UNISUL) e Especialista em Gestão de Recursos Humanos (UFSC).
Tema: Serão abordados assuntos diversos acerca da administração de pessoas em negócios dos segmentos de Turismo & Hotelaria. A base dos tópicos serão estudos de caso oriundos da casos reais noticiados por meio da imprensa e da própria experiência profissional dos alunos.
Objetivo geral: Proporcionar visão estratégica acerca da gestão de pessoas.
Objetivos específicos: Promover reflexões em torno do trabalho do profissional de Turismo & Hotelaria no gerenciamento de recursos humanos;
Orientar o pensamento estratégico para a tomada de decisões relativas ao desempenho humano para o trabalho;
Fomentar a rede de contatos profissionais e a aprendizagem colaborativa.
Duração: Cinco semanas. São necessárias aproximadamente 10 horas de estudos semanais para a conclusão das atividades propostas e um melhor aproveitamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Início previsto para a terceira semana de março.
Investimento: R$80,00 à vista ou 2 parcelas de R$50,00.
Conteúdo programático: Introdução e familiarização com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (semana 1)
Módulo 1: Introdução (semanas 2 e 3)
Gestão de pessoas em turismo & hotelaria: singularidades e desafios
Diferenciação entre Equipes e Grupos
As equipes de trabalho no contexto do mercado turístico
Equipes Corporativas & Equipes Desportivas: semelhanças e diferenças
Como a Psicologia do Esporte pode nos ajudar a melhorar nosso desempenho no trabalho?
Estudos de caso: serão analisados alguns casos em que o profissional de RH teve de aplicar conhecimentos e ferramentas de gestão na administração das pessoas de determinado grupo ou equipe.
Módulo 2: Os quatro elementos da gestão de equipes (semanas 4 e 5)
Discussão de princípios levantados pelo artigo "Gestão de Equipes em Turismo & Hotelaria"
Reflexões sobre as relações humanas no trabalho
Liderança: tipos e competências de liderança
Comunicação eficiente
Coesão (Coesão às tarefas x Coesão social)
Metas e objetivos
Responsabilidades
Habilidades
Redes sociais e equipes colaborativas
Estudos de caso: serão analisados alguns casos em que o profissional de RH teve de aplicar conhecimentos e ferramentas de gestão na administração das pessoas de determinado grupo ou equipe.
Avaliação final: Serão propostos dois casos para cada grupo - turismo ou hotelaria. Os trabalhos para avaliação final deverão ser feitos de forma individual, mas poderão contar com debate entre os colegas. Deverão ser redigidos textos, conforme as orientações da ocasião, sobre os temas observando questões que serão levantadas durante o curso.
Este curso irá lhe ajudar a melhorar sua atuação no gerenciamento de pessoas no ambiente de trabalho. O curso é oferecido totalmente na modalidade à distância e pretende, por meio de estudos de casos, promover um ambiente colaborativo de aprendizagem acerca do assunto. Venha ampliar sua rede de relacionamentos e aprofundar seus conhecimentos sobre gestão de pessoas e o mercado turístico.
Tutor: Aristides Faria. Consultor Independente na área de Gestão de Recursos Humanos em Serviços de Hospitalidade. Diretor de Comunicação da ABBTUR São Paulo. Bacharel em Turismo (UNISUL) e Especialista em Gestão de Recursos Humanos (UFSC).
Tema: Serão abordados assuntos diversos acerca da administração de pessoas em negócios dos segmentos de Turismo & Hotelaria. A base dos tópicos serão estudos de caso oriundos da casos reais noticiados por meio da imprensa e da própria experiência profissional dos alunos.
Objetivo geral: Proporcionar visão estratégica acerca da gestão de pessoas.
Objetivos específicos: Promover reflexões em torno do trabalho do profissional de Turismo & Hotelaria no gerenciamento de recursos humanos;
Orientar o pensamento estratégico para a tomada de decisões relativas ao desempenho humano para o trabalho;
Fomentar a rede de contatos profissionais e a aprendizagem colaborativa.
Duração: Cinco semanas. São necessárias aproximadamente 10 horas de estudos semanais para a conclusão das atividades propostas e um melhor aproveitamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Início previsto para a terceira semana de março.
Investimento: R$80,00 à vista ou 2 parcelas de R$50,00.
Conteúdo programático: Introdução e familiarização com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (semana 1)
Módulo 1: Introdução (semanas 2 e 3)
Gestão de pessoas em turismo & hotelaria: singularidades e desafios
Diferenciação entre Equipes e Grupos
As equipes de trabalho no contexto do mercado turístico
Equipes Corporativas & Equipes Desportivas: semelhanças e diferenças
Como a Psicologia do Esporte pode nos ajudar a melhorar nosso desempenho no trabalho?
Estudos de caso: serão analisados alguns casos em que o profissional de RH teve de aplicar conhecimentos e ferramentas de gestão na administração das pessoas de determinado grupo ou equipe.
Módulo 2: Os quatro elementos da gestão de equipes (semanas 4 e 5)
Discussão de princípios levantados pelo artigo "Gestão de Equipes em Turismo & Hotelaria"
Reflexões sobre as relações humanas no trabalho
Liderança: tipos e competências de liderança
Comunicação eficiente
Coesão (Coesão às tarefas x Coesão social)
Metas e objetivos
Responsabilidades
Habilidades
Redes sociais e equipes colaborativas
Estudos de caso: serão analisados alguns casos em que o profissional de RH teve de aplicar conhecimentos e ferramentas de gestão na administração das pessoas de determinado grupo ou equipe.
Avaliação final: Serão propostos dois casos para cada grupo - turismo ou hotelaria. Os trabalhos para avaliação final deverão ser feitos de forma individual, mas poderão contar com debate entre os colegas. Deverão ser redigidos textos, conforme as orientações da ocasião, sobre os temas observando questões que serão levantadas durante o curso.
Faça sua inscrição no curso pelo e-mail: rhemhospitalidade@uol.com.br
Fonte: enviado para o e-mail da Costa do Sol Turismo por Aristides Faria em: 02/03/09.
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