Fotos divulgação/ Zola Xavier

Affonso fez um breve relato da evolução da poesia no Brasil e disse que o poeta brasileiro participa ativamente, como no mundo todo, do dia a dia da evolução ou involução dos povos. “Todas as manifestações culturais dos povos passam, necessariamente, pela poesia. Desde as mais remotas civilizações, o poema é o traço comum da memória do povo. No Brasil, cada vez mais se faz poesia e se promove o poeta”, disse.
Ele elogiou a iniciativa da Prefeitura de Maricá de realizar a Mostra, e especialmente o secretário municipal de Cultura, Sady Bianchin, que também é poeta. Participaram da mesa e leram poemas de sua autoria, Tanussi Cardoso, Leila Miccósis, Belvedere Bruno e Gilberto Mendonça Teles.
No domingo, dia 15 de março, participaram da I Mostra Brasileira de Poesia, em Maricá, os poetas Altay Veloso e Chacal. Nascido em São Gonçalo, o cantor e compositor Altay Veloso, por exemplo, extraiu do livro “Ogundana, O Alabê de Jerusalém”, uma bela e inspirada construção musical, a ópera “O Alabê de Jerusalém”, que acabou sendo cantada e narrada por grandes intérpetres da Música Popular Brasileira (MPB), como Bibi Ferreira, Elba Ramalho, Alcione, Jorge Vercilo, Fafá de Belém, Ivan Lins, Lenine, entre outros.
Ontem, segunda-feira (dia 16), na Praça Orlando de Barros Pimentel, houve apresentações de novos e novíssimos estudantes, da professora Iara Salgado, da Universidade Severino Sombra, do Grupo Versart e do POVEB (Poesia Vem da Barra).
Nesta terça-feira, dia 17, a Mostra continua atraindo o público à Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, a partir das 18 horas. Serão várias apresentações: Erivelton Reis, Primitivo Paes, Grupo Djota, Jorge Cardozo, Marlos Degani, Fabíola Miguez, Paulo Miguez e POVEB (Poesia Vem da Barra).
Fonte: Prefeitura Municipal de Maricá - Subsecretaria de Comunicação Social
Texto e imagem enviados por e-mail para o Blog Costa do Sol Turismo em 16/03/09.
Nenhum comentário:
Postar um comentário