Estamos dando início a um novo projeto, trata-se de uma parceria bastante promissora entre os blogs “Costa do Sol” e [RH em Hospitalidade]. O primeiro deles é editado pelo Escritor Carlos Figueiredo, já o segundo é desenvolvido por mim, Aristides Faria. Nosso primeiro contato aconteceu via Orkut e o segundo via e-mail. São os vieses da desterritorialização da comunicação nos negócios.
Quase que profeticamente o Carlos – enquanto escrevo o texto ele ainda não sabe disso – apresentou-me a missão de nossa coluna/parceria. É a seguinte: “comentar e analisar as atuais exigências do mercado de trabalho no turismo de modo geral, e como isso impacta nos profissionais, chegando com isso a conclusões de futuras tendências do mercado”. Há meses venho pensando em desenvolver algum trabalho neste sentido.
Venho atuando há cerca de dois anos como Consultor Independente na área de Gestão de Recursos Humanos como foco no mercado de Turismo & Hotelaria. Nosso projeto, iniciado enquanto o referido blog, chama-se [RH em Hospitalidade]. Meu propósito profissional é assessorar pessoas no desenvolvimento de suas carreiras e, parodiando nosso Editor, “analisar as atuais exigências do mercado de trabalho no turismo de modo geral” é um dos meios para tal. Agradeço em público ao Carlos pela oportunidade e pelo empurrãozinho!
Neste primeiro texto gostaria de apresentar esta parceria e o conteúdo que pretendo abordar semanalmente às quintas-feiras. Aliás, vou me esmerar em trazer números, notícias e reflexões sobre a formação e a carreira dos profissionais do Turismo, o que convenciono chamar de “Anfitriões Profissionais”. O que acham?
A participação de nossos leitores é fundamental ao sucesso de nossa proposta, afinal esta é a essência da “blogosfera” – universo dos blogs. A comunicação na pós-modernidade é marcada pela possibilidade de experimentarmos o “lado de lá”, ou seja, o lado da produção. Isto quer dizer que após lermos uma notícia ou um artigo, por exemplo, podemos produzir comentários e compartilhar nossas impressões sem a centralização, pudor e censura de anos atrás. É o que se convencionou chamar de Web 2.0. Mas isso é assunto para outro texto...
Aparentemente são assuntos desconexos, mas todos têm uma lógica importante dentro do desenvolvimento de nossas vidas pessoais e profissionais. Todo este roteiro tem um propósito e vai lhe ajudar em um momento ou outro. Acreditem! Vamos ao conteúdo programático dos próximos seis meses.
Conteúdo Programático
• A natureza da cooperação no turismo: Perspectiva econômica; Perspectiva desportiva; Perspectiva gerencial; Perspectiva organizacional.
• Confiança: O significado da confiança; Confiança e cooperação; Confiança e desenvolvimento coletivo; O fortalecimento da confiança.
• Motivação: Motivos fundamentais; O mundo externo; O mundo interno; Conflitos internos vs. externos.
• Parceria: A aliança cooperativa; Seleção dos parceiros; Formação das parcerias; Socialização.
• Networking: Rede de relacionamentos; Poder e confiança; O poder dos relacionamentos; A corporação virtual: leis não-escritas.
• Negociação e valoração: Aliança em negociações; Os processos de negociação; Valoração; Parcerias e contribuições na valoração.
Quase que profeticamente o Carlos – enquanto escrevo o texto ele ainda não sabe disso – apresentou-me a missão de nossa coluna/parceria. É a seguinte: “comentar e analisar as atuais exigências do mercado de trabalho no turismo de modo geral, e como isso impacta nos profissionais, chegando com isso a conclusões de futuras tendências do mercado”. Há meses venho pensando em desenvolver algum trabalho neste sentido.
Venho atuando há cerca de dois anos como Consultor Independente na área de Gestão de Recursos Humanos como foco no mercado de Turismo & Hotelaria. Nosso projeto, iniciado enquanto o referido blog, chama-se [RH em Hospitalidade]. Meu propósito profissional é assessorar pessoas no desenvolvimento de suas carreiras e, parodiando nosso Editor, “analisar as atuais exigências do mercado de trabalho no turismo de modo geral” é um dos meios para tal. Agradeço em público ao Carlos pela oportunidade e pelo empurrãozinho!
Neste primeiro texto gostaria de apresentar esta parceria e o conteúdo que pretendo abordar semanalmente às quintas-feiras. Aliás, vou me esmerar em trazer números, notícias e reflexões sobre a formação e a carreira dos profissionais do Turismo, o que convenciono chamar de “Anfitriões Profissionais”. O que acham?
A participação de nossos leitores é fundamental ao sucesso de nossa proposta, afinal esta é a essência da “blogosfera” – universo dos blogs. A comunicação na pós-modernidade é marcada pela possibilidade de experimentarmos o “lado de lá”, ou seja, o lado da produção. Isto quer dizer que após lermos uma notícia ou um artigo, por exemplo, podemos produzir comentários e compartilhar nossas impressões sem a centralização, pudor e censura de anos atrás. É o que se convencionou chamar de Web 2.0. Mas isso é assunto para outro texto...
Aparentemente são assuntos desconexos, mas todos têm uma lógica importante dentro do desenvolvimento de nossas vidas pessoais e profissionais. Todo este roteiro tem um propósito e vai lhe ajudar em um momento ou outro. Acreditem! Vamos ao conteúdo programático dos próximos seis meses.
Conteúdo Programático
• A natureza da cooperação no turismo: Perspectiva econômica; Perspectiva desportiva; Perspectiva gerencial; Perspectiva organizacional.
• Confiança: O significado da confiança; Confiança e cooperação; Confiança e desenvolvimento coletivo; O fortalecimento da confiança.
• Motivação: Motivos fundamentais; O mundo externo; O mundo interno; Conflitos internos vs. externos.
• Parceria: A aliança cooperativa; Seleção dos parceiros; Formação das parcerias; Socialização.
• Networking: Rede de relacionamentos; Poder e confiança; O poder dos relacionamentos; A corporação virtual: leis não-escritas.
• Negociação e valoração: Aliança em negociações; Os processos de negociação; Valoração; Parcerias e contribuições na valoração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário